sábado, 10 de setembro de 2011

"Felicidade Clandestina"

Vinte e cinco narrativas curtas, classificadas pela autora como "Isto é apenas", compõem o livro Felicidade Clandestina. Temas como amizade, infância e família fazem parte desse livro e revelam a angústia sempre presente nos textos Clariceanos.

Publicação da editora Rocco

Felicidade Clandestina é um livro que, com certeza, faz parte dos meus favoritos. Tenho com essa obra uma relação curiosa, pois em certos momentos da minha vida, lê-lo é inevitável. Já perdi as contas de quantas vezes me emocionei, chorei e sorri com passagens das histórias que fazem parte dessa obra.

O nome dado a este blog vem da última frase do primeiro conto, "Felicidade Clandestina": "Não era uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante". Não tive coragem de copiar a frase por inteiro, por isso apenas aproveitei a ideia utilizada por Clarice Lispector para caracterizar aquela menina tão feliz por ter o livro, objeto de seu desejo, em suas mãos.

A edição que li (e leio sempre!) é da editora Rocco e traz uma nota prévia de Marlene Gomes Mendes e comentários de Marina Colassanti na orelha. A partir desta que tomamos conhecimento do desinteresse de Clarice pela classificação de textos por gêneros e a referência que faz ao seu fazer literário como "Isto é apenas".

Classificar os textos da escritora tira a grandiosidade literária de autora que é, justamente, não se encaixar em lugar algum: Clarice é única e, a partir de situações banais, nos tira da nossa situação de conforto.

Como não se angustiar com a busca sofrível de uma garota por Reinações de Narizinho? Como não ficar tomada pela curiosidade para saber o futuro de "Uma amizade sincera"? Como não sentir pena de uma criança que tem suas fantasias de carnaval completamente destruídas por adversidades da vida? 

Muitos consideram a literatura de Clarice Lispector difícil, densa, e eis uma boa opção para que você a conheça melhor. Creio que não irá se arrepender.

*   *   *

Título: Felicidade Clandestina
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco (1998)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário...