FRASES

*   *   *

O que é comunicação, Juan E. Díaz Bordenave

"Será que o modo de nossa sociedade usar sua comunicação "social" responde às necessidades das pessoas reais? Os meios de comunicação ajudam na tomada de decisões importantes? Oferecem oportunidades de expressão a todos os setores da população? Fornecem ocasiões de diálogo e de encontro? Estimulam o crescimento da consciência crítica e da capacidade de participação? Questionam os regimes políticos e estruturas sociais  que não respondem aos anseios de liberdade, convívio, beleza, além de não satisfazer às necessidades da população?"


*   *   *

Times dos sonhos: paixão, poesia e futebol, Luis Fernando Veríssimo.

"Só o futebol permite que você sinta aos 60 anos exatamente o que sentia aos 6. Todas as outras paixões infantis ou ficam sérias ou desaparecem, mas não há uma maneira adulta de ser apaixonado por futebol."

*   *   *


Felicidade Clandestina, Clarice Lispector.

[Do conto "Felicidade Clandestina"]

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

"Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
 Não era mais uma menina com o seu livro: era uma mulher com o seu amante."


[Do conto "Restos de carnaval"]

"E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era uma grande rosa escarlate. Como se as ruas e praças de Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu."