sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Aos meus amigos"

Editora Globo

O interesse em ler este livro surgiu após assistir a série "Queridos amigos" exibida pela tevê globo em 2008. Desfiz-me da vontade de fazer comparações e li o livro de coração aberto, sem o desafio da busca pelos "erros" que a série da tevê pudesse ter cometido: o que fez Denise Saraceni foi dar uma nova leitura ao texto de Maria Adelaide Amaral.

Mas vamos ao livro. Bia, Pedro, Lena, Tito, Vânia, Benny, Raquel, Pingo, Rui, Adonis (e outros personagens que surgem ao longo da trama) voltam a se encontrar para o velório e cremação de Leo, que também fazia parte da turma. A morte passa a ser o elemento que reunirá os amigos novamente, uns ainda próximos e outros completamente distanciados da realidade que um dia os uniu.

Nesse reencontro, cujo objetivo é manter viva a memória de Leo, tem início uma busca por manuscritos de um livro deixado pelo morto e, enquanto procuram, revivem memórias antigas e muito marcantes na vida de cada um.

A leitura é válida também para que tenhamos outro ponto de vista sobre a ditadura militar do Brasil e o começo da redemocratização do país. Ver a crise interna de cada personagem nos mostra o tamanho do desapontamento daqueles que lutaram pela democracia com os rumos que o país e, fundamentalmente, suas vidas estavam tomando.

Aos meus amigos me fez lembrar muitas pessoas que já passaram pela minha vida, pois como disse Vinícius de Moraes, "Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações."

*   *   *

Título: Aos meus amigos
Autora: Maria Adelaide Amaral
Editora: Globo (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário...